28/12/2016

Capítulo 2 - Terreno

Capítulo 2 – terreno

Plantar uvas é um projeto complexo e, por vezes, consome muito tempo e disposição por ter várias etapas envolvidas. Entre as principais está a preparação do terreno. Com o terreno escolhido, há que limpá-lo (de raízes indesejáveis, infestantes e outros elementos grosseiros). É necessário todo um preparo para depois iniciar a plantação.
                A terra que recebe a videira é o nosso coração (Lucas 8, 11-15). Para recebermos a palavra de Deus em nosso coração é preciso estar com o coração preparado, como a terra que recebe a semente. Assim como a criação do mundo, quando o pecado entrou no mundo acarretou para a terra uma verdadeira maldição que fez a terra produzir “abrolhos e espinhos” (Gêneses 3, 17), esse é o nosso coração hoje, cheio de pecados. É impossível que alguma coisa boa frutifique num terreno tão impróprio. 
                Quando um terreno não é muito bom para receber a semente, a primeira coisa a se fazer é revolvê-la com o arado, o mais fundo o possível, trazendo a terra do fundo para cima e deixando-a respirar. No fundo do nosso coração existem pecados enraizados, mágoas e decepções que precisam ser removidas por nós. Certos sentimentos sufocam a Palavra de Deus em nós, pois sempre estamos nos voltando para elas. Como Jesus declarou, “a boca fala sobre aquilo que o coração está cheio” (Mateus 12, 34). As pessoas vão reconhecer se você está cheio de abrolhos, espinhos e joio através do que você fala, de como você trata as pessoas, os principais assuntos de que você gosta de comentar e como você os comenta.
É fácil reconhecer alguém que vive na futilidade da vida, e aqueles que vivem em santidade. É fácil reconhecer um jovem apaixonado, uma esposa apaixonada, um fã de um artista, um torcedor fanático. Tudo o que eles falam expressam suas paixões. Da mesma forma as pessoas melancólicas que culpam a si mesmo por sabotarem o próprio sucesso. Há outros que permitiram que o rancor e a raiva criassem raízes tão profundas em seus corações que passam o tempo todo culpando os outros pelo próprio fracasso.
Quando um produtor adquire um terreno novo ele pode se deparar com todo tipo de pragas que nasceram naquela terra antes dele iniciar seu trabalho de novo plantio. Da mesma forma, quando Deus Pai que é o Lavrador da nossa vida, começa a boa-obra em nós, Ele vai encontrar em nossos corações todo tipo de más sementes plantadas pelo inimigo (Lc 8, 11-15). Ao iniciar a boa-obra em nós, Deus Pai vai limpar nosso coração, mas aquela terra que já está acostumada com aqueles pecados enraizados vai lutar para mantê-los vivos. O mato, por exemplo, pode ser tirado do terreno várias vezes e mesmo assim, sempre volta a aparecer. É necessário permitir que Deus, o verdadeiro Lavrador, trabalhe em nosso coração arrancando tudo o que nos impede de frutificar, pois “aquele que começou a boa-obra é fiel para cumprir” (Filipenses 1,6)
O processo de purificação da terra é muito doloroso, são mudanças bruscas ocorrendo em nosso coração, preparando-nos para um aperfeiçoamento do caráter. A grande dificuldade do homem em encontrar a felicidade está justamente no controle do coração. O homem, como criação de Deus, foi designado para cuidar da terra (Gn 2, 15) que representa o próprio coração, mas cuidar da terra não como sua propriedade, e sim como administrador, pois a terra com tudo o que há pertence ao Criador (Sl 24,1). Quando compreendemos essa verdade, nos entregamos a Ele e nossa vida passa a ter um novo sentido.
Como sinal da nossa entrega voluntária, Deus exige o nosso amor: “amarás o Senhor, teu Deus de todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (Deuteronômio 6,5). O nosso coração deve ser confiado a Deus; nada a não ser Deus nos satisfaz, todo o resto é falso. Todo o prazer desta vida não se compara a satisfação que a presença de Deus pode nos dar. Todo o vazio que existe dentro de você só pode ser preenchido por Deus.
A segunda lição que aprendemos com a videira é que para plantar algo, antes é necessário preparar o terreno. Assim como o agricultor percorre o seu terreno para saber onde está bom ou ruim para plantar, Deus sonda os corações (Jeremias 17,10) a fim de recompensar cada um segundo o seu comportamento e os frutos de suas ações. Ele conhece cada pensamento (Salmo 139, 2) e sabe de nossas íntimas intenções (salmo 139,23), pois Ele formou o coração de cada um, e está atento a cada uma de nossas ações (salmo 33,15).


PERMANECENDO na VIDEIRA
UM VERSÍCULO PARA MEMORIAR: Ele cortará todo o ramo que não der fruto em mim, e podará todo o que der fruto, para que produza mais. (João 15,2)
REFLEXÃO: O que eu tenho trazido em meu coração? Quais sentimentos, mágoas, decepções eu tenho guardado dentro de mim e preciso me livrar?
ORAÇÃO: Senhor, tu me examinas e me conhece, sabe o que se passa no meu coração. Vem purifica-lo através da ação do teu Espírito Santo. Arranca todas as raízes plantadas pelo Inimigo. Tira de mim todo o rancor, toda mágoa, todo medo, insegurança, todo trauma do passado. Purifica minha vida livrando-me de tudo o que me afasta de ti e me impede de confiar, de criar raízes saudáveis em ti.  Tira também toda preguiça, todo comodismo, toda a falta de temor pelo teu santo nome. Quero a partir de hoje te buscar com mais intensidade, sabendo que tudo ocorre para o bem daqueles que o amam verdadeiramente. Por isso, peço um coração renovado, pois sei que em ti posso confiar e ter meu coração mudado. Amém.

                EXERCÍCIO ESPIRITUAL: Depois de ter criado sua rotina espiritual, é preciso examiná-la. Olhando para suas orações você perceberá que tipo de relacionamento você está tendo com Deus. É uma relação só de interesses? Você está pedindo coisas só para sua satisfação pessoal, ou você está procurando seu crescimento espiritual? Avalie seus pedidos, reveja o que você pode deixar de pedir e o que você deve começar a pedir. Deus quer nos dar um coração novo. Inclua isso nos seus pedidos. Dê mais valor a SER do que ter. Peça a Jesus um coração igual ao dele. Afinal, você está sendo preparado para fazer parte da verdadeira videira, por tanto, precisa ter um coração em sintonia com o dele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário